Imprensa escrita e suas Transformações

Pesquisas



A cultura visual
A cultura visual alcançou um nível tão grande de sofisticação que, num universo dominado pelo constante fluxo de informação como o nosso, passa a ser fundamental entender como e quais elementos caracterizam a construção das mensagens. As artes gráficas, assim como Outras artes visuais, têm passado por uma série de transformações tão rápidas quanto assustadoras. Os estilos e atitudes dos últimos anos diferem bastante daqueles que eram corriqueiros há duas décadas.
A linguagem gráfica hoje parece ser confusa e pouco especifica. Mas não seria este um reflexo do tempo em que estamos vivendo? E como a comunicação visual, tradicionalmente um meio de organização da informação, chegou a este estado?
Realmente, a natureza básica do design permanece inalterada: da ordem á informação, forma idéias e dar expressão e sentimento dos artefatos que integram a experiência humana. Mas, provavelmente, como já imaginava na década de 50 o designer holandês Wim crouwel, os meios eletrônicos alteram profundamente a maneira de os indivíduos entenderem e atuarem na sociedade. Logo, o design gráfico teria que dar contar de tais transformações na sensibilidade do público.
A tipografia, em sua condição pós-moderna, caminha pelo solo pouco firme da ambigüidade, das imagens indefinidas, das formas imperfeitas mal acabadas. De fato, não há mais a distinção entre o que é tipografia e o que são imagens, formas e cores, pois a gigantesca massa de dados na qual o mundo está imerso não diz respeito a uma necessidade de limpeza das formas, mas sim de um aprofundamento de suas questões mais elementares. A tipografia pós-moderna não é um mero resultado da introdução do computador como gerador de imagens; é produto de um contexto social e cultural que requer uma nova sensibilidade para lidar com um universo mergulhado numa quase palpável trama de textos e imagens.
È exigido do comunicador visual, para atuar como voz ativa dentro deste sistema, um grande entendimento das questões relacionadas á cultura, á comunicação, á sociedade e ao meio ambiente. Deste modo, na era da mídia digital, ele pode ajudar a definir e ampliar os meios de expressão eletrônica, numa estrutura forte e dinâmica, consciente de suas mudanças e no comando de seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário